REDCPS - Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde

Número: 1.1 - 9 Artigos

Editorial

1 - Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde: Iniciando uma história na difusão de conhecimentos científicos na enfermagem

Digital Journal of Nursing Care and Health Promotion: Starting a story in the dissemination of scientific knowledge in nursing

Antonio José de Almeida Filho

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(1): 12-12, Jan/Jun, 2015

Artigo Original

2 - Visão de mundo familiar no contexto de doenças cronicas: uma analise de conceito

Family world view in a context of chronic diseases: concept 1 analysis

Paloma Cesar de Sales; Deborah Ann Chyun

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(1): 13-18, Jan/Jun, 2015

OBJETIVO: Este artigo visa analisar o conceito de vista Mundial da Família no contexto de doenças crônicas. Isto pode orientar o desenvolvimento de intervenções educativas centradas familiar eficaz.
METODOS: O método evolutivo de Rodger foi escolhido para conduzir a nossa análise.
RESULTADOS: Um total de 11 artigos compuseram o estudo. Antecedentes e atributos poderia ser achados agrupados em três categorias principais: "nível de família", "características sociodemográficas" e "cultura". Consequências foram considerados como "positivo" ou "negativo".
CONCLUSÃO: A visao de mundo da Família é relevante para orientar enfermeiros para maior desenvolvimento de intervenções educativas no contexto das doenças crônicas.

3 - Implementação do grupo hiperdia em uma unidade de saúde da família: um relato de experiência

Implementation of hiperdia group in a family health unit: an experience report

Gleice Cardozo Bezerra; Viviany Souza de Oliveira; Isabel Cristina Ramos Vieira Santos; Fabiana Moura da Motta Silveira

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(1): 19-22, Jan/Jun, 2015

OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo descrever a implementação do grupo Hiperdia em uma Unidade de Saúde da Família do Recife-PE.
MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência.
RESULTADOS: As atividades desenvolvidas foram baseadas no modelo de Leavell e Clark, para o nível de Atenção Primária, com ações à Promoção de Saúde e Proteção Específica. As reuniões foram realizadas semanalmente, os grupos foram organizados por micro-área, houve adesão de 53,3% da população de diabéticos e hipertensos.
CONCLUSÃO: A experiência relatada permitiu melhorar o atendimento e a promoção da saúde aos pacientes, estimulando a reflexão sobre a importância desse tipo de prática no atendimento de doenças crônicas.

4 - Conhecimento, atitude e prática dos profissionais da atenção primária sobre ferramentas de avaliação familiar

Knowledge, attitude and practices of primary health care professionals concerning family assessment tools

Gicely Regina Sobral da Silva Monteiro; Betânia da Mata Ribeiro Gomes; Katiuscia Araújo de Miranda Lopes; Dulcilene de Araújo; Regina Célia de Oliveira

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(1): 23-30, Jan/Jun, 2015

OBJETIVO: Descrever o conhecimento, atitude e prática dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre as Ferramentas de Abordagem Familiar.
MÉTODOS: Estudo descritivo, exploratório, realizado com 13 profissionais das áreas médica, de enfermagem e odontologia do programa de Residência em Saúde da Família da Universidade de Pernambuco, foram investigados no período de Janeiro a Março de 2014.
RESULTADOS: Das ferramentas pesquisadas eram conhecidas pelos profissionais: genograma (61,5%), Entrevista Familiar (61,5%) e Escala de Avaliação de Risco Familiar de Coelho e Savassi (69,2%), na prática apenas 30,8% dos investigados especificaram quais utilizavam e 92,3% informaram o desejo de usar.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que os profissionais pouco conhecem e utilizam as ferramentas de abordagem familiar.

5 - Tratamento de lesão por mediastinite com terapia assistida a vácuo

Treatment of injury mediastinitis with assisted therapy vacuum

Thaisa Remigio Figueiredo; Liane Lopes de Souza Pinheiro; Pábula Parente Correia; Marília Perrelli Valença; Simone Maria Muniz da Silva Bezerra

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(1): 31-36, Jan/Jun, 2015

OBJETIVO: Descrever condutas implementadas durante o uso da Terapia Assistida a Vácuo (VAC) e dados relacionados à evolução das lesões.
MÉTODOS: Estudo descritivo, tipo série de casos, que relatou dois casos de pacientes com mediastinite que utilizaram a VAC no tratamento da infecção da ferida operatória esternal, realizado mediante estudo de dados secundários.
RESULTADOS: Observou-se boa evolução da ferida, aumento significativo de tecido de granulação e aproximação das bordas. Entretanto, nos meses seguintes os pacientes evoluiram com formação de fístulas e recorrência da infecção, achado não relatado pelas literaturas que abordam o tema.
CONCLUSÃO: É necessária a realização de novos estudos prospectivos utilizando a VAC em lesões relacionadas a mediastinites com acompanhamento até a epitelização total, uma vez que, a gravidade dos pacientes estudados pode ter contribuído no pouco êxito da terapia a longo prazo.

6 - Satisfação dos usuários com o acolhimento implantado em uma unidade de saúde da família

User satisfaction with the implanted user embrecement in a family health unity

Amanda Pacheco de Carvalho; Evelyne Nascimento Pedrosa

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(1): 37-42, Jan/Jun, 2015

OBJETIVO: Conhecer a opinião dos usuários acerca do acolhimento visando a otimização e o aperfeiçoamento dos serviços prestados.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal onde houve um levantamento de dados no livro de registro do acolhimento de uma unidade básica de saúde e da aplicação de questionários sobre a satisfação aos usuários sobre acolhimento oferecido.
RESULTADOS: Os entrevistados, em sua maioria, referiram-se satisfeitos com o tempo de espera pelo acolhimento(56,4%); 81,5% demonstraram satisfação com a conduta dos profissionais que os acolheram e 57,8% sentiram-se satisfeitos com o atendimento prestado na recepção da Unidade de Saúde.
CONCLUSÃO: Apesar da maioria dos entrevistados desconhecerem o conceito e a finalidade do acolhimento, a satisfação dos usuários acolhidos foi positiva e o acolhimento foi considerado uma melhoria no acesso ao serviço de saúde.

7 - Perfil epidemiológico de pacientes suspeitos de esquistossomose e patologias associadas em um hospital Pernambucano

Epidemiological profile of patients with schistosomiasis and associated pathologies in one Pernambuco hospital

Maria Beatriz Araújo Silva; Ana Virgínia Matos Sá Barreto; Yohana Veras de Oliveira; Shyrleide Daniella Cunha Bezerra; Bruna Alves Jardim Bispo

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(1): 43-46, Jan/Jun, 2015

OBJETIVO: Identificar as principais morbidades associadas à esquistossomose mansônica em pacientes internados em um Hospital Universitário de Pernambuco, Brasil.
METODOS: Estudo descritivo, de caráter retrospectivo com abordagem quantitativa. Realizado no Núcleo de Vigilância Epidemiológica de um Hospital Universitário do Recife- PE, colhendo informações contidas nos prontuários dos pacientes internados com suspeita e diagnóstico de esquistossomose, como perfil sócio demográfico, morbidades secundárias e condutas realizadas durante os anos de 2007 a 2013. A partir da análise dos elementos amostrais foram construídas tabelas no Microsoft Office Excel 2007.
RESULTADOS: Dos 399 prontuários analisados verificou-se um total de 381 (95,4%) pacientes de Pernambuco e 17 (4,2%) indivíduos de outros estados; os mais acometidos foram homens (56,6%), com idades de 60 anos em diante (44,1%); hepatite (65,2%) foi a patologia associada mais encontrada; a conduta mais realizada foi ultrassonografia abdominal (18,2%).
CONCLUSÃO: Os resultados aqui encontrados confirmam que a esquistossomose ainda é responsável por complicações e internações em Pernambuco.

8 - Conhecimento acerca do HIV/AIDS de estudantes do programa de educação de jovens e adultos

Knowledge about HIV/AIDS program students of adults and youth education

Rebeca Coelho de Moura Angelim; Fátima Maria da Silva Abrão; Síngara Borba de Araújo Queiroz; Rafaela Marrise do Monte Freitas; Luciana da Rocha Cabral

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(1): 47-52, Jan/Jun, 2015

OBJETIVO: Identificar o conhecimento acerca do HIV/AIDS de estudantes inseridos no Programa de Educação de Jovens e Adultos.
METODOS: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Participaram 169 estudantes inseridos no Programa de Educação de Jovens e Adultos, de duas Escolas Públicas situadas na cidade do Recife, Brasil. A coleta dos dados ocorreu de Setembro a Outubro de 2012. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta.
RESULTADOS: O estudo aponta que 149 estudantes já tiveram relação sexual, desses, 128 disseram ter utilizado algum método preventivo. Sobre as fontes para obtenção de informações sobre o HIV, houve destaque para a televisão. Quanto à forma de transmissão do HIV 11,3% informaram ser também por beijo na boca.
CONCLUSÃO: É fundamental a implantação de estratégias de promoção e proteção da saúde no que tange a temática do HIV proporcionando informações necessárias às pessoas em geral.

9 - Programas de promoção da saúde no sistema suplementar: avaliação de profissionais e usuários

Promotion health system supplemental: evaluation of professionals and users

Mayara Lima Barbosa; Suely Deysny de Matos Celino; Gabriela Maria Cavalcanti Costa

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(1): 53-58, Jan/Jun, 2015

OBJETIVO: Objetivou-se assimilar a avaliação de gestores, profissionais de saúde e usuários acerca das ações e programas de PS e prevenção de doenças implementados pela operadora de plano de saúde.
MÉTODOS: Estudo exploratório, qualitativo, realizado uma operadora de plano de saúde, nas cidades de João Pessoa, Recife e Natal. Foram realizadas 36 entrevistas, associadas através de estratégia de triangulação e posterior analise de conteúdo.
RESULTADOS: Da qual emergiram as categorias temáticas: avaliação dos programas e ações e avaliação da execução.
CONCLUSÃO: A avaliação dos programas esteve relacionada à redução dos custos assistenciais e a melhoria da qualidade de vida. A avaliação sobre a execução revelou a satisfação dos envolvidos, embora entraves organizacionais tenham sido relatados.

Copyright 2019 Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde

GN1