REDCPS - Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde

Número: 1.2 - 12 Artigos

Editorial

1 - Consulta individualizada: garantia do direito do adolescente à saúde integral

Individualized consultation: Teenager right warranty to full health

Ednaldo Cavalcante de Araújo

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 59-60, Jul/Dez, 2015

Artigo de Reflexao

2 - Aborto induzido: breves reflexões sob a perspectiva bioética principialista

Induced abortion: brief reflections under the bioethics perspective principialista

Rebeca Coelho de Moura Angelim; Danielle de Arruda Costa; Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas; Fátima Maria da Silva Abrão

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 61-65, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: Refletir sobre a prática do aborto induzido frente os princípios bioéticos.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo reflexivo baseado no documentário "Blood Money" produzido nos Estados Unidos da América (EUA), retratando a prática do aborto, legalizada há 40 anos.
RESULTADOS: O filme retrata depoimentos de profissionais de saúde em geral, de mulheres que praticaram o aborto e os métodos utilizados pelas clínicas, sendo notórios os interesses financeiros e a falta de esclarecimento acerca das consequências que esta prática pode acarretar nas gestantes.
CONCLUSÃO: Levando em consideração as consultas médicas realizadas com as mulheres grávidas nas clínicas de aborto nos EUA pode-se concluir que os princípios da bioética não são devidamente respeitados, havendo a necessidade de proporcionar maiores esclarecimentos acerca dos direitos e deveres dessas mulheres e oferecer as mesmas uma assistência qualificada baseada na eficiência, eficácia e efetividade.

Relato de Experiência

3 - Promoção do autocuidado da pessoa em sofrimento psíquico

Promotion of self-care in psychological distress person

Ligia Maria de Almeida; Jael Maria de Aquino; Marília Cavalcanti Borba; Mariana Ferraz da Silva Rosa; Manoel Adauto Cunha Monteiro

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 66-70, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: Despertar o autocuidado em pacientes psiquiátricos internados em unidade hospitalar, promover aceitação do paciente de si, aumentando sua alto-estima, possibilitando uma melhor adesão ao tratamento.
MÉTODOS: Estudo descritivo tipo relato de experiência realizada no período de novembro de 2009 a outubro de 2010, a partir de um conjunto de atividades pedagógicas em saúde, desenvolvidas com a população-alvo da pesquisa, em um ambiente hospitalar.
RESULTADOS: Na interação com o paciente, intencionando uma abordagem humanizada, notou-se a necessidade de constituir-se uma atividade menos tecnicista, oportunizando o protagonismo no processo do autocuidado.
CONCLUSÃO: Os resultados proporcionaram aos pesquisadores, o aprendizado diante da vivência com o trabalho de acolhimento, engajamento e compromissos necessários a toda atividade relativa ao trato com humanos. Com relação aos pacientes, estes puderam vivenciar o acompanhamento e incentivo para a sua melhoria, de forma mais intensa, objetiva e lúdica.

Artigo Original

4 - Oficinas de educação em saúde com idosos: uma estratégia de promoção da qualidade de vida

Education workshops in health with elderly: a life quality promotion strategy

Juliana da Rocha Cabral; Danielle Lopes de Alencar; Júlia de Cássia Miguel Vieira; Luciana da Rocha Cabral; Vânia Pinheiro Ramos; Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 71-75, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: Realizar ações de Educação em Saúde voltadas para a Promoção da Saúde do idoso no Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco.
MÉTODOS: Relato de experiência, de caráter reflexivo, sobre oficinas educativas baseadas nos constructos de Paulo Freire. A atividade ocorreu no ano 2013 com a participação de sete idosos, sendo dividida em duas estratégias.
RESULTADOS: Observou-se a criação de um espaço para uma discussão sobre diversos assuntos levantados pelos idosos, como as limitações da velhice e as necessidades do processo adaptativo nessa etapa da vida. Durante as dinâmicas os idosos compartilham conhecimento, experiências e criatividade.
CONCLUSÃO: A enfermagem ao utilizar a Educação em Saúde possui ferramenta ímpar no processo de cuidar dos idosos, promovendo assim novas visões no processo de envelhecimento.

5 - Percepção da educação popular em saúde na prática da enfermagem

Perception of a health education program in nursing practice

Lucas dos Santos Feitosa; Sara Larissa de Melo Araujo; Mariene Custódio da Silva; Carolina Piedade Morais de Freitas Soares Silva; Maria Sandra Andrade

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 76-81, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: Investigar a aplicação da Educação Popular em Saúde.
MÉTODOS: Pesquisa exploratória, qualitativa com fundamento epistemológico na fenomenologia. A investigação foi feita com 10 estudantes do último ano da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças. Os dados foram coletados na entrevista individual, e analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. As categorias foram: Educação Popular em Saúde na percepção dos estudantes; Bloqueios e Potencialidades existentes nos discursos dos alunos sobre o tema e Percepção dos alunos sobre a aplicação da Educação Popular na prevenção das doenças.
RESULTADOS: Os resultados monstram uma carência de conteúdo teórico na formação dos graduandos, limitações sobre o entendimento da temática, sua importância e aplicação na prevenção das doenças.
CONCLUSÃO: Salientamos a importância de uma formação que dialogue com os movimentos sociais, proporcionando aos alunos uma experiência capaz de formá-los em profissionais que percebam as necessidades do meio em que atuam, corresponsabilizando seus pacientes sobre seu processo de saúde-doença.

6 - Encontro de triatoma rubrofasciata (De Geer, 1773), na cidade do Recife, Pernambuco-2013

Triatoma rubrofasciata meeting (De Geer, 1773), the Recife city, Pernambuco 2013

Maria Beatriz Araújo Silva; José Jurberg; Elias Seixas Lorosa; Vania do Nascimento Nunes; Geane Maria de Oliveira Gonçalves Ferreira; Andreia da Silva

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 82-84, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: Relatar o achado de um exemplar de T. rubrofasciata em área urbana, na cidade de Recife, Pernambuco.
MÉTODOS: O inseto adulto foi capturado manualmente no intradomicílio por um morador e posteriormente entregue ao Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (ASACE) da localidade, e encaminhado para análise no Laboratório de Endemias do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LABEND/LACEN/SES-PE) na área de abrangência.
RESULTADOS: Nesse trabalho registra-se o achado de um exemplar desta espécie encontrado no bairro de Brasília Teimosa situado entre a área do Porto da capital e o bairro do Pina na cidade de Recife, Pernambuco.
CONCLUSÃO: Esta região apresenta relevância na área do turismo pela proximidade com a orla e possui uma vasta rede hoteleira.

7 - Inclusão no mercado de trabalho: a experiência de pessoas com deficiência física na Paraíba

Inclusion in the labor market: the experience of the people with physical disabilities in Paraiba

Valéria Martins Cavalcanti; Suely Deysny de Matos Celino; Mayara Lima Barbosa; Kenia Anifled de Oliveira Leite; Gabriela Maria Cavalcanti Costa

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 85-91, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: O objetivo foi compreender a vivência e conhecimento das pessoas com deficiência física sobre as políticas de inclusão no mercado de trabalho, avaliar sua implementação, identificando a contribuição da FUNAD na inclusão no mercado de trabalho.
MÉTODOS: Estudo qualitativo desenvolvido na FUNAD, com 19 pessoas com deficiência física.
RESULTADOS: Os resultados do perfil sócio demográfico indicam que 73,6% dos sujeitos não apresentaram conhecimento sobre as políticas de cotas, ao passo que 57,8% não se mostraram satisfeitas com a politica de inclusão vigente. Todos os sujeitos da pesquisa caracterizaram a FUNAD como um forte colaborador do processo de inclusão no mercado de trabalho e descreveram experiências de trabalho positivas em suas vidas, porém carregadas de preconceito.
CONCLUSÃO: Pôde-se compreender que o desconhecimento acerca das políticas de inclusão no mercado de trabalho ainda é grande, o que reflete de forma negativa na busca pelo cumprimento efetivo da lei das cotas.

8 - Assistência de enfermagem à infância em área de risco

Nursing care to children at high risk area

Denise da Silva Melo Gomes de Sousa; Edyellem Virgínia Cavalcante Mangueira; Maria Leopoldina Padilha Falcão

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 92-97, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi promover uma assistência de enfermagem à saúde de grupos vulneráveis compreendendo a infância como faixa etária de atuação e tendo como ponto de partida a delimitação de uma área de risco.
MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência decorrente de um projeto de intervenção. A população-alvo compreendeu 84 crianças de 0 a 12 anos residentes em uma microárea de risco do município de Recife-PE. A ação se desenvolveu em duas etapas: Levantamento da área de risco e Assistência de Enfermagem
RESULTADOS: Após a intervenção, verificou-se um aumento no número de crianças com a vacinação atualizada, com crescimento ascendente e peso adequado.
CONCLUSÃO: As equipes da Estratégia Saúde da Família devem orientar sua prática através da articulação de ações de caráter individual e coletivo em áreas prioritárias com o intuito de reduzir os diferenciais de exposição e vulnerabilidade de grupos de risco.

9 - Aplicação do Modelo Calgary na Estratégia Saúde da Família

Application of Calgary Model in the Family Health Strategy

Camila Carvalho dos Santos; Evanir de Melo Ferreira; Betânia da Mata Ribeiro Gomes; Dulcilene Araújo; Claudinalle Farias Queiroz de Souza

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 98-103, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: Analisar a avaliação das famílias na Estratégia Saúde da Família com base no Modelo Calgary de Avaliação Familiar.
MÉTODOS: O estudo é do tipo descritivo e retrospectivo com abordagem qualitativa.
RESULTADOS: Das famílias estudadas verificou-se diversos tipos e estruturas familiares, observando a capacidade de adaptação e a influência do contexto familiar no enfrentamento das dificuldades.
CONCLUSÃO: A pesquisa tem impactos sociais gerando subsídios para identificação de fragilidades, qualificação de profissionais e elaboração de propostas de ações a serem praticadas por meio de políticas e planos na Estratégia Saúde da Família, para alcançar uma visão mais ampliada do processo saúde doença e a formação de vínculos na abordagem familiar.

10 - Políticas para hanseníase: a evolução da gestão em saúde

Policies for leprosy: the evolution of management in health

Marcela da Silva Costa; Paulo Cesar Beckman da Silva Junior; José Pedro Gomes Moura; Paulo Victor das Neves Pantoja; Marlucilena Pinheiro da Silva

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 104-108, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: Traçar a evolução das políticas administrativas de saúde adotadas no Brasil.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo comparativo, utilizando-se de artigos científicos, resoluções e portarias do Ministério da Saúde, com intuito de traçar a evolução das políticas responsáveis pelo combate a hanseníase.
RESULTADOS: Pode-se perceber que a mudança na abordagem de combate a hanseníase baseada na educação em saúde com a comunidade.
CONCLUSÃO: O diagnóstico precoce dos casos e facilitação do acesso ao tratamento a todos os pacientes, vem se mostrando a melhor maneira do Brasil conseguir erradicar a doença, com base na promoção e prevenção de saúde, tendo como subsídio a educação em saúde, trabalhando de forma mais eficaz e humanizada.

11 - Fatores associados à tuberculose em idosos de instituições de longa permanência no Recife-PE/2014

Factors associated with tuberculosis in elderly of long stay institutions in Recife-PE/2014

Caio Rodrigo de Oliveira Melo; Amanda Maciel do Prado; Agnella Mayanna de Queiroz Souza; Huan Soel Feitosa Rolim; Augusto Ferraz da Silva Rosa; Catarina Neves de Almeida

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 109-114, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO:Identificar fatores associados à tuberculose em Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPI) no Recife.
MÉTODOS: Estudo quali/quantitativo, realizado em duas ILPI (pública e privada). Aplicaram-se questionários nos profissionais e fez-se observação direta para condições de moradia e avaliação antropométrica.
RESULTADOS: Residiram 41 idosos (85,4% mulheres) nas ILPI (pública = 22; privada = 19). Observaram-se 11 e 1,2 idosos por cômodo na ILPI pública e privada, respectivamente. Nessa última observou-se reduzida ventilação em alguns aposentos. Dezoito profissionais trabalhavam na pública (Saúde = 10) e 71 na privada (Saúde = 15). Menos de 10% e 40% dos profissionais de saúde não verbalizaram corretamente a definição de sintomático respiratório e não souberam medidas para conduzir caso suspeito, respectivamente. Foram observados 18,0% e 68,0% de eutrofia nas ILPI pública e privada.
CONCLUSÃO: Reduzida ventilação e elevado aglomeração, baixo conhecimento sobre tuberculose e má nutrição são fatores associados à doença.

12 - Índice de conhecimento da enfermagem acerca do processo de acreditação hospitalar

Knowledge about the contents of nursing process hospital accreditation

Isabela Ferraz Jardim de Sá; Thaisa Remigio Figueirêdo; Kalina Silva de Barros Cysneiros

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 1(2): 115-119, Jul/Dez, 2015

OBJETIVO: Verificar o índice de conhecimento dos enfermeiros acerca do processo de Acreditação Hospitalar.
METODOS: Estudo, descritivo, de corte transversal realizado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz - HUOC, em Recife (PE). Foram entrevistados 30 enfermeiros, que atuavam a mais de seis meses na instituição, mediante aplicação de um questionário semiestruturado composto por dados sociodemográficos e por questões que avaliam o conhecimento sobre o processo da Acreditação.
RESULTADOS: 77% dos entrevistados sabem definir o conceito de Acreditação Hospitalar. A maioria dos enfermeiros souberam definir a importância de sua profissão durante o processo de acreditação, bem como os benefícios que o processo traz não só para instituição, como para o profissional e paciente.
CONCLUSÃO: O Índice de Conhecimento dos enfermeiros foi considerado satisfatório. A enfermagem respondeu a maioria das perguntas de forma positiva, demonstrando a relevância do tema para os profissionais de saúde.

Copyright 2019 Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde

GN1