REDCPS - Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde

Número: 2.1 - 5 Artigos

Artigo Original

1 - Riscos para doença coronariana em crianças e adolescentes: um estudo descritivo

Risk for a coronary heart disease in children and teenagers: a descriptive study

Ana Lucia da Silva; Marcelo de Oliveira Almeida; Paloma Cesar de Sales; Graciene Lannes Leite

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(1): 1-6, Jan/Jun, 2017

OBJETIVO: Avaliar o perfil sócio-demográfico e a prática de atividade física em crianças e adolescentes
METODOS: Pesquisa realizada em dezessete Unidades Básicas do município de São Paulo, Brasil.
RESULTADOS: 94,6% das crianças e adolescentes vão à escola; 66,2% frequentam a Unidade Básica de Saúde há mais de 12 meses; 93,6% mora com pai e mãe; 81,8% praticam: educação física, futebol, vôlei e basquete na escola onde estudam.
CONCLUSÃO: Apesar de entre crianças e adolescentes o sedentarismo ter baixa prevalência, há uma proporção expressiva de doenças cardiovasculares em familiares, principalmente por fatores hereditários.

2 - Subnotificação da comorbidade TB/HIV no Sistema de Informação de Tuberculose

Subnotification of comorbid TB /HIV in the Information System Tuberculosis

Viviany Souza de Oliveira; Raissa Cristina Soares de Oliveira; Khaled Azevedo Nour Almahnoud; Camila Costa Dias; Rayane Souza de Andrade Azevêdo

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(1): 7-10, Jan/Jun, 2017

OBJETIVO: identificar a subnotificação da comorbidade TB-HIV no SINAN-TB em Pernambuco no período de janeiro de 2013 a Julho de 2014.
METODOS: Foi utilizado o relacionamento probabilístico dos registros notificados, que consiste na verificação simultânea dos bancos TB e AIDS, através do software RecLink III.
RESULTADOS: Foram identificados 28 casos que foram notificados nos dois Sistemas de Informação (Sinan TB e Sinan AIDS). Observou-se uma subnotificação de 0,7% do HIV nas fichas de acompanhamento da tuberculose.
CONCLUSÃO: A diminuição da subnotificação permite aumentar a completitude das informações com o alcance das metas pactuadas para os indicadores de proporção de casos novos de tuberculose testado para HIV e proporção de co-infecção TB/HIV, além de supervisionar a vigilância epidemiológica dos municípios notificadores, contribuindo com a detecção precoce da coinfecção TB-HIV permitindo a adoção de medidas terapêuticas em tempo oportuno.

3 - Prevalência de sintomas de dores osteomusculares em uma equipe multiprofissional

Prevalence of symptoms of musculoskeletal pain in a multidisciplinary team

Grizielle Sandrine de Araujo Rocha; Jael Maria de Aquino; Rebeca Coelho de Moura Angelim; Fernanda da Mata Vasconcelos Silva; Taciana Mirella Batista dos Santos

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(1): 11-16, Jan/Jun, 2017

OBJETIVO: Investigar a prevalência dos sintomas osteomusculares, por região do corpo e os fatores internos/ externos contribuintes.
METODOS: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Participaram 42 funcionários do centro de monitoramento eletrônico de reeducandos, na cidade do Recife-PE. A coleta de dados ocorreu entre junho e agosto de 2013. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta.
RESULTADOS: Estudo composto na maioria pelo sexo feminino (54,76%), casados (59,52%), com curso de especialização lato-sensu (73,80%) e renda mensal familiar média de R$ 6.604,00. 69,04% referem algum tipo de dor e/ou desconforto muscular, 28,57% apresentavam sintomas em 5 ou mais segmentos corporais. A parte superior das costas (18,91%) foi o segmento mais atingido.
CONCLUSÃO: A inserção de ginástica laboral e/ou exercícios físicos, pausas para descanso e um mobiliário ergonômico é uma forma de promoção da saúde e prevenção de doenças ocupacionais.

4 - Encaminhamento oferecido ao paciente em sofrimento psíquico na emergência geral

Forwarding provided to the patient in psychicological distress in general emergency

Ligia Maria de Almeida; Tatiana Prisgida de Oliveira Cavalcanti; Laís Milena Costa Teixeira; Jael Maria de Aquino; Jabiael Carneiro da Silva Filho

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(1): 22-28, Jan/Jun, 2017

OBJETIVO: analisar o encaminhamento oferecido ao paciente em sofrimento psíquico em uma emergência geral de um hospital público.
METODOS:
pesquisa exploratório-descritiva de análise qualitativa, com quatorzes profissionais de uma emergência geral em Recife. Os dados foram coletados por meio de um instrumento semiestruturado e as entrevistas foram gravadas e transcritas. Trataram-se dados mediante técnica de análise temática de conteúdo evidenciando quatro categorias temáticas.
RESULTADOS:
os entrevistados afirmaram que o paciente em sofrimento psíquico, atendido na emergência, deve ser encaminhado para um hospital especializado. Eles parecem não aceitar o que preconiza a Reforma Psiquiátrica, referenciando-o para quaisquer outros hospitais. Percebe-se a questão da recusa, da rejeição deste paciente neste espaço.
CONCLUSÃO:
Diante desta perspectiva acreditamos que a saúde mental necessita dar passos firmes na adoção de ações de capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde diante da responsabilização social, tão necessária à humanização do cuidado em saúde mental.

5 - Analise clinica da bancroftose e controle natural do vetor no estado de Pernambuco

Analysis of clinical bancroftian and natural vector control in the state of Pernambuco

Marcos Antonio da Silva Filho; Wanderson Santos de Farias; Meiriana Xavier Vila Nova; Larissa Rolim Borges Paluch

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(1): 29-31, Jan/Jun, 2017

OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo analisar dados de regiões de Pernambuco sobre a filariose junto com as populações e estudo do controle por meio de produtos naturais, estudar o controle das larvas em diluições de pimenta, alho e cebola
METODOS: Estudo de dados da Brancafitose em regiões de Pernambuco será obtido por meio de análise bibliográfica. Serão aplicados questionários com a população das regiões que mais manifestou a doença.Os experimentos para cada extrato serão realizados com 3 repetições onde cada amostra terá 6 larvas do vetor, será aplicado água na amostra de controle, com mesmo numero de larvas.
RESULTADOS: Foi observado que as larvas do extrato da cebola desenvolveram mais rápido que o controle e as larvas do extrato do alho. Sendo assim o extrato de alho retarda o crescimento das larvas comparando com a cebola
CONCLUSÃO: O alho é um alimento onde possui alicina que possua vez possui ação antibiótica, antiviral e antifúngica contendo também, teor de selênio agindo como um antioxidante.

Copyright 2019 Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde

GN1