REDCPS - Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde

Número: 2.2 - 5 Artigos

Artigo Original

1 - Visita domiciliar no processo de instituição da integralidade da atenção à saúde: limites e possibilidades

Home visits in the process of health care integrality institution: limits and possibilities

Itamar Lages; Thays de Melo Bezerra; Isis Catharine de Melo Souza

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(2): 1-7, Jul/Dez, 2017

OBJETIVO: A prática da Visita Domiciliar presta-se ao interesse do SUS quanto à instituição do modelo da Integralidade. Por meio dela, é possível compreender a realidade e instituir a atenção integral.
METODOS: Trata-se de um estudo exploratório, analítico e de abordagem qualitativa, tendo como cenário de pesquisa o PSF Bonsucesso I, localizado no município de Olinda - PE. Os sujeitos selecionados para apreciação foram profissionais de saúde e usuários do PSF, com a realização de entrevistas semiestruturadas, objetivando analisar o processo de Integralidade através da prática da Visita Domiciliar.
RESULTADOS: Os resultados revelaram que a equipe da Unidade de Saúde da Família possui técnicas com potencial integrador, porém apresentam falhas em sua execução comprometendo o processo de Integralidade.
CONCLUSÃO: Foram elencadas recomendações com intuito de otimizar o processo de instituição da atenção integral à saúde.

2 - Análise da contribuição do enfermeiro do PSF no acompanhamento de exercícios e bem estar de idosos

Analysis of PSF nurses contribution in exercise monitoring and welfare of elderly

Ricardo Eddy Gomes Monteiro; Larissa Rolim Borges-Paluch; Meiriana Xavier Vila Nova

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(2): 8-11, Jul/Dez, 2017

OBJETIVO: Analisar os conhecimentos dos idosos na contribuição do enfermeiro em exercícios físicos e bem estar.
METODOS: Aplicação de questionários com cinco alternativas objetivas para 104 idosos com idade 60 a 67 anos, autorizado pelo comitê de ética da Plataforma Brasil (CAAE 49917015.5.0000.5200). Os dados coletados foram inseridos em planilha eletrônica do programa Excel da Microsoft Windows para obtenção dos resultado em porcentagens.
RESULTADOS: Podemos enfatizar que 64,4 % acham necessário a orientação do enfermeiro nos benefícios a saúde; 29% não sabem da contribuição do enfermeiro nas orientações dos exercícios físicos na terceira idade.
CONCLUSÃO: Embora os idosos entrevistados acham necessário a orientação dos enfermeiros no bem estar físicos, não se conhece ainda a relevante participação dos enfermeiro na orientação dos exercícios físicos na terceira idade.

3 - Consumo de bebidas alcoólicas e prática de binge drinking entre universitárias

Consumption of alcoholic beverages and binge drinking practice between university

Maria Isabelle Barbosa da Silva Brito; Yasmim Guimarães Tavares; Aléxia Laís Silva Soares; Sílvia Elizabeth Gomes de Medeiros; Jael Maria de Aquino; Betânia da Mata Ribeiro Gomes

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(2): 12-16, Jul/Dez, 2017

OBJETIVO: Identificar o número de universitárias que fazem uso de álcool e a prevalência do binge drinking em uma Instituição de Ensino Superior.
METODOS: Estudo epidemiológico transversal, abordagem quantitativa, realizado com universitárias dos cursos de enfermagem, medicina, ciências biológicas e educação física em uma Universidade de Pernambuco. Aplicou-se o questionário Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) entre os meses de abril a agosto de 2014. Para análise dos dados utilizou-se o software EpiData, versão 3.1.
RESULTADOS: O grupo feminino vem transformando seu padrão de consumo alcoólico, com projeções de igualar-se ao consumo masculino.
CONCLUSÃO: É preciso que homens e mulheres sejam conhecedores/sensibilizados e previnam os danos ocasionados pela dependência alcoólica para si e para os sujeitos a serem atendidos por esses futuros profissionais.

4 - Características dos Idosos que Realizaram Cirurgia Devido à Fratura de Fêmur

Characteristics of the Elderly Performing Surgery Due to Femur Fracture

Mirelle Maiara Ramos de Araújo; Danielly Tavares Pereira; Lilian Marques Bezerra da Silva; Juliane Aureliano Pessoa; Flávia Maria Barros Lavra

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(2): 17-21, Jul/Dez, 2017

OBJETIVO: identificaras características dos idosos que realizaram cirurgia devido à fratura de Fêmur.
METODOS: Pesquisa documental, quantitativa, realizado na Secretaria de Saúde de Olinda. Utilizou-se formulário, contendo dados de variáveis referente à queda e a fratura de fêmur no idoso que realizou cirurgia, em 2014 no hospital da cidade do Recife/PE. Os dados coletados foram analisados e discutidos com base na luz da literatura pertinente utilizando Microsoft Excel 2010 e apresentados em forma de gráficos.
RESULTADOS: 44,44% dos idosos realizaram cirurgia de fratura de fêmur após queda, tinham entre 70 e 79 anos de idade, 81,48% sexo feminino, 46,29% foi atroplastia de quadril, 37,03% eram solteiros, 96,29%, da fratura foi “queda da própria altura”, 81,48% dos idosos eram hipertensos e 72,22% dos idosos internados não teve complicações após cirurgia.
CONCLUSÃO: É de grande importância estimular a melhoria das capacidades funcionais dos idosos, na qual minimizará o risco de quedas.

5 - Itinerário terapêutico de homens diagnosticados com ginecomastia em um hospital de referência em pernambuco

Therapeutic itinerary of men diagnosed with gynecomastia in a referral hospital in pernambuco

Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros; Solange Laurentino dos Santos; Daliane Gurgel de Medeiros Campos; Eliane Maria Silva; Magaly Bushatsky

Rev. Enf. Dig. Cuidados e promoção da Saúde; 2(2): 22-26, Jul/Dez, 2017

OBJETIVO: Descrever o itinerário terapêutico de homens diagnosticados com ginecomastia em um hospital referência em Pernambuco.
METODOS: Métodos:Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, cuja amostra foi composta por pacientes do sexo masculino atendidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Recife-PE. As entrevistas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (1979).
RESULTADOS: Foram identificadas três categorias temáticas: percepção da mudança -as questões de gênero e o medo da possibilidade de cronicidade da patologia interferiram no adiamento do itinerário; busca aotratamento - contraversão à convenção da atenção primária à saúde como porta de entrada do Sistema Único de Saúde; avaliação - tempo de atendimento e a resolutividade.
CONCLUSÃO: Pelo itinerário levantado, observa-se a necessidade de mudanças estruturais no cuidado a estes pacientes, assim como a implementação de políticas públicas de atenção à saúde do homem, respeitando a diversidade dentro do próprio gênero.

Copyright 2019 Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde

GN1